top of page
WhatsApp Image 2024-10-20 at 16.20.57 (1).jpeg

Prêmio Internacional

Virginia Hunt Newman

O objetivo deste prêmio anual é dar continuidade ao nome de Ginny Newman e sua filosofia de ensinar bebês a nadar de forma amorosa, atenciosa e gentil para que eles aprendam a amar a água. Criado pela WABC – World Aquatic Babies and Children Network – e oferecido pelo ISHOF – International Swimming Hall of Fame, Fort Lauderdale – EUA.

A ganhadora de 2024 foi a diretora técnica do INATI, Sandra Rossi Madormo, como reconhecimento do seu trabalho de 43 aos dedicado a natação para bebês e infantil.

Solenidade de premiação no dia 04 de outubro de 2024 no The Westin Fort Lauderdale Plaza 

Conheça a trajetória da Sandra analisada pela comissão do prêmio para conceder esta distinção tão importante no mundo da natação infantil.

Iniciou sua relação com a natação aos 8 anos de idade, quando sua mãe conseguiu uma vaga em um programa de uma entidade social das indústrias – SESI - que incluía nas aulas de educação física o ensino da natação. Logo se destacou e foi convidada para fazer parte do time de nadadores. Devido ao seu talento conseguiu muito bons resultados e entre eles ser campeã do nado crawl do estado de São Paulo. Sua carreira foi interrompida aos 15 anos com o encerramento do time de natação.

Seu último técnico foi uma pessoa conhecida internacionalmente na natação para bebês; José Maria Fontanelli (ganhador do desse prêmio em 2008), que percebendo a habilidade natural da Sandra e da sua necessidade de trabalhar a convidou para ser sua assistente, aos 15 anos de idade. Trabalharam juntos por 3 anos e a Sandra absorveu muito do método afetivo do Professor Fontanelli.

Aos 18 anos, com certeza do que queria fazer profissionalmente e para buscar mais conhecimentos iniciou sua graduação em Educação Física. À busca de mais conhecimento, logo após se pós-graduou em Psicomotricidade pelo ISPE/GAE.  Pós graduou-se também en Neuromotricidad Infantil com Mención em Natación Terapéutica – Cuba. Como complementação em sua formação em psicomotricidade participou de Seminário de Psicomotricidade pela Université D´Éte Paris – França. E permanece estudando até os dias de hoje, especialmente em assuntos como desenvolvimento infantil e neurociências para transportar esses conhecimentos para suas aulas.

Desde muito jovem se tornou professora em pós-graduação e palestrante nacional e internacional em natação para bebês e crianças.

Mesmo não tendo proficiência na língua inglesa, palestrou sobre natação para bebês e crianças, até o momento, presencialmente, em 14 países (Argentina, Austrália, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Grécia, México, Panamá, Portugal, República Tcheca, Singapura e Uruguai) Já palestrou virtualmente para eventos de praticamente toda América Latina se tornando uma referência da natação para bebês e crianças na primeira infância no continente.

É cofundadora e Diretora Técnica do INATI - Instituto de Natação Infantil que tem como missão desenvolver a natação infantil do Brasil e fomentar a segurança aquática para diminuir os afogamentos, especialmente de crianças.

É cofundadora e Diretora Técnica do Congresso Brasileiro de Natação infantil que iniciou em 2008 e vai para a sua 15ª edição em 2025, com participação anual entre 600 e 800 professores de natação.

Através do INATI foi cocriadora em 2011 da ABPNI (Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil) que reúne 18 profissionais de reconhecido saber na área com a finalidade de criar conhecimento e difundir através de publicações como livros, artigos e de meios eletrônicos para elevar o nível da atividade no país.

Ainda, através do INATI foi cocriadora em 2012, da Campanha Nacional de Segurança Aquática realizada em novembro, que reúne escolas de natação, clubes e profissionais de atividades aquáticas de todo o país. Na última edição reuniu mais de 1500 entidades e profissionais de todo o país, transformando-se no maior movimento pela segurança aquática do setor, e que transformou a forma como as escolas de natação e os professores brasileiros incluíram a segurança aquática no seu currículo.

Também tem envolvimento direto no trabalho de conscientização da população para o problema de afogamentos e, através do esforço do INATI, é uma das responsáveis pelo projeto de lei 3699/21, que está em fase final de aprovação no congresso brasileiro para oficializar a campanha novembro mês nacional de segurança aquática como data oficial do país, com a obrigatoriedade de os governos em todas as esferas disseminarem informações sobre esse grave problema nesse período do ano, pré verão no Brasil.

Desde 2018 é a grande divulgadora no Brasil do Movimento Trauma Free, surgido na Austrália, para esclarecer sobre e eliminar os métodos forçados no ensino da natação. Utiliza sua voz e a força do INATI para disseminar os conceitos da natação gentil, que pratica desde o seu início, e a cada dia com mais embasamento científico. Com a sua grande penetração na América Latina tem levado esse movimento para os outros países da região.

Foi responsável pela tradução técnica para o português dos livros Como alcançar a competência aquática", do professor Juan Antônio de Moreno Murcia, da Universidade Miguel Hernandez de Elche, Espanha e “Movement: the Key to Early Movement" de Lana Whitehead da Nade Kids EUA.

É uma das representantes do Brasil na AIDEA (Associação Ibero-americana de Educação Aquática Especial e Hidroterapia) – Espanha. 

Foi Sócia e Diretora Técnica da Academia Via Esporte por 25 anos, onde desenvolveu e aperfeiçoou seu método de trabalho com bebês e crianças, baseado na psicomotricidade e de forma gentil, respeitando o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança,  

Recebeu os prêmios Buenas Práticas Inclusivas outorgado pela Asociación Mundial de Educación Especial – Cuba e Medalha da Educação Física 2019 do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo e neste ano de 2024 foi a ganhadora do Virginia Hunt Newman Award oferecido pelo ISHOF (International Swim Hall of Fame) EUA. Ela recebeu o prêmio em Fort Lauderdale, em solenidade realizada no dia 04 de outubro.

Em 2024 ela está completando 43 anos de trabalho ininterrupto como professora de natação para bebês e crianças e, nos últimos anos, também tem destinado uma parte significativa de suas aulas para crianças com deficiências.

A paixão pela água surgiu quando criança e foi através da água que ela encontrou sua razão de viver para auxiliar as pessoas e suas famílias no seu desenvolvimento, baseado nas relações afetuosas que constrói com as crianças e suas famílias no dia a dia em suas aulas.

Relação de todos os ganhadores desde 2004:

2024 Newman International Award Recipient Sandra Rossi Madormo 
2023 Newman International Award Recipient Amanda Gawthrope
2020 Newman International Award Recipient Patricia Cirigliano

2019 Newman International Award Recipient Robert Strauss

2018 Newman International Award Recipient Johnny Johnson

2017 Newman International Award Recipient Julie Zancanaro 

2016 Newman International Award Recipient Lulu Cisneros

2015 Newman International Award Recipient Jim Reiser

2014 Newman International Award Recipient Torill Hindmarch

2013 Newman International Award Recipient Beatriz Esesarte Pesqueira

2012 Newman International Award Recipient Niko Saito

2011 Newman International Award Recipient Laurie Lawrence

2010 Newman International Award Recipient Daniel Zylberberg

2009 Newman International Award Recipient Francoise Freedman

2008 Newman International Award Recipient Jose Fontanelli

2007 Newman International Award Recipient Yoko Yagashita

2006 Newman International Award Recipient Terje Stakset

2005 Newman International Award Recipient Steve Graves

2004 Inaugural Newman International Award Recipient Rob Mckay

WhatsApp Image 2024-10-20 at 16.16.15 (1).jpeg
bottom of page